domingo, 10 de novembro de 2013

A ORAÇÃO DE JABEZ.

 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido!
 E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1Cr.4.9,10.

Introdução: Em um capítulo repleto de nomes, encontramos uma joia brilhante, que chamamos: A oração de Jabez.  Jabez era descendente da tribo de Judá, se destacou na sua geração e foi mais ilustre do que seus irmãos; porque ele decidiu invocar o Deus de Israel. Deus viu em Jabez: Coração sincero, fé , determinação e coragem. Muitas vezes é preciso que haja também em nós essas qualidades para sermos abençoados por Deus.

JABEZ.

O significado do seu nome: Que causa dor.
O seu  caráter: Nobre, brilhante, ilustre, destacado.
Sua  atitude: Invocou o Deus de Israel.
Sua  petição: Jabez pediu  à Deus em oração, quatro coisas:

1.
 Bençãos  multiplicadas.
Interessante é que  Jabez não pediu pouco, ele disse: Se me abençoares muitíssimo. Ele não limitou a bênção de Deus, mas acreditou no poder de Deus, e foi atendido. Porque Deus honra a fé daqueles que lhe honram. 

2.
 Aumentar e  engrandecer os seus limites.
Ele já tinha algo, mas ele queria ampliar e melhorar. O seu pensamento não era medíocre, ele queria crescer e sair da mesmice. Pois a bíblia diz: Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás à mão direita e à esquerda.
Is.54.2,3a.

3.
 Segurança.
Ele disse: E a tua mão for comigo. Jabez  também dependeu  inteiramente de Deus, pois ele sabia que sem a presença de Deus ele jamais seria vitorioso. A bíblia diz: Torre forte é o nome do Senhor, para ela correrá o justo e estará seguro.
 Pv.18.10 
  

4.
 Proteção  e livramento. 
Ele disse: E fizeres que do mal não seja afligido!... Ele não terminou o seu pedido, a providência de Deus chegou e ele foi atendido. Pois a bíblia diz: E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. Aleluia!
A palavra de Deus nos diz: E servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei  do meio de ti as enfermidades. 
Êx.23.25.  

Conclusão: Jabez foi ousado na fé, e  conquistou  aquilo que pediu à Deus. Porque Deus honra a fé daqueles que lhe honram. A bíblia diz: Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Tg.1.6. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário