terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A incompatibilidade da fé com o preconceito

Ter amor verdadeiro é questão de ser portador da fé viva em Deus
.
A fé sem amor é morta, ela só trabalha através do amor (Gálatas 5.6).


O alicerce do cristianismo é amar o próximo como amamos a nós mesmos.
.
O Salmo 40 é o salmo da paciência. Em se tratando de relacionamentos com o próximo, diante de qualquer circunstância adversa, é melhor esperar em Deus porque Ele é justo e não erra em Suas conclusões sobre ninguém.
.
O preconceito nasce da falta de paciência
.
Um adágio popular diz que a pressa é inimiga da perfeição. E o apóstolo Paulo, em sua carta aos crentes colossentes (3.14), escreveu que o amor é o vínculo da perfeição.


Para ser alguém justo jamais devemos agir de acordo com o que as situações parecem ser. O justo não julga pela aparência, mas sim pela reta justiça, que “declama” o Salmo 40.
.
Quem se apressa em opiniões e atitudes se desvincula totalmente da sua fé em Deus
.
Uma pessoa apressada no falar e formular conceitos, é alguém que não atingiu maturidade na fé, vive segundo uma religiosidade peculiar, ainda não aprendeu exercer o amor ao próximo que o Senhor exige.

Jesus Cristo ordena que todos amem a todos. Porém, o apressado em falar e agir fala e faz coisas sem o conhecimento ideal da realidade dos fatos. Mente, de forma consciente e inconsciente. Mentir é faltar com o amor.


A fé em Deus nos capacita a esperar nEle, clamar a Ele e ter a certeza que seremos ouvidos por Ele. Mas, infelizmente, são muitas as vezes que encontramos gente religiosa faltando com a paciência e consequentemente deixando de exercer o mandamento do amor e errando por faltar com a verdade.
.
A falta de paciência quase sempre gera atitudes preconceituosas e muito injustas contra o próximo.
.
Ser alguém paciente é ser alguém amoroso.
.
O conceito é gerado pela análise paciente e o preconceito nasce da pressa
.
Não é novidade: sabemos que o diabo é pai da mentira. Assim sendo, não podemos ter contato com a mentira de maneira alguma. No entanto há alguns religiosos que faltam com a verdade, são autores delas. E há outros que participam dessas mentiras como seus divulgadores.


Tanto o primeiro quanto o segundo envolvido com a mentira estão errados. O segundo por maldade, associação com o mentiroso e/ou a falta de paciência em averiguar se o que está dito é mesmo fato ou mera versão mentirosa.
.

A base do conceito de um cristão autêntico é a verdade, que jamais se relativiza.
.
É fato que eu estou aqui, agora, criando este artigo; é fato que em outro momento, você, leitor, está lendo a digitação deste meu artigo. Essa é a verdade! Poderão existir mil versões sobre isso, mas todas elas estarão fora desta nossa realidade, serão meras fantasias.


Eu escrevo e você lê: neste fato não existe outra verdade de outro alguém sobre o que acontece agora! Porém, alguns apressados, preconceituosos, quando confrontados sobre a questão das verdades e das versões, afirmam que disseram a verdade deles. Que verdade? Não existe mais de uma verdade para um só fato. A verdade não é relativa!
.
Conclusão
.
O preconceituoso, por várias razões erradas, se apressa para agir e falar, não se interessa em verificar as bases das situações em que se envolve, coisas que comenta. Desconhece ou despreza o valor que Deus dá aos que amam a justiça e esperam nEle para assim, com e em Deus, continuar agindo justamente.


Por causa disso o preconceituoso dá passos imperfeitos, falta com o amor a Deus e ao próximo, toma partido em favor de fatos verdadeiros ou versões mentirosas como que por acidente de percurso.
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário